Visitar Machu Picchu é o sonho de muito aventureiros que gostam de respirar história por onde quer que passem. Conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Misto (Cultural e Natural), em 1983.
Localizado na província de Urubamba, o Santuário Histórico de Machu Picchu é o ponto mais visitado do Peru e guarda características únicas dos Incas, como monumentos e complexos arqueológicos.
Conheça a história de Machu Picchu
Em 1911, Hiram Bingham, arqueólogo estadunidense, descobriu uma cidade perdida e rica em cultura. Machu Picchu, que significa “Velha Montanha”, impressionou pela imponência e quantidade de materiais de valor humanitário descobertos.
Atualmente, sabemos que ao lado de Cuzco, a cidade foi o centro da Civilização Inca. O “filho do Sol” era um soberano que reinava os quíchuas, povo que se desenvolveu na América do Sul nas terras onde estão situados o Equador, Peru, Chile e Bolívia.
Machu Picchu foi construída em meados do século XV por Pachacuti bem perto do “umbigo do mundo” (Cuzco). Nela, estão templos, calendários solares, pirâmides em degraus e uma série de construções em adobe e pedra que impressionam quem quer que o visite.
O povo quíchua tinha como base econômica a venda de lã de lhamas e alpacas e também o transporte de cargas realizada pelos animais. Aliás, ainda é comum estar em Machu Picchu e dar de cara com uma lhama subindo e descendo a montanha.
Curiosidades de Machu Picchu
O título de Machu Picchu se deu porque até 1911 não se sabia, com exatidão, onde estava o centro dos quíchuas. A exposição que encontrou o local foi patrocinada pela National Geographic Society;
O local mais visitado da cidade é o relógio de sol, localizado no ponto mais alto da região e feito totalmente com pedras. Em segundo lugar está a Tumba Real, onde o explorador americano achou algumas múmias;
Hiram Bingham voltou diversas vezes a Machu Picchu e escreveu um livro e uma série de artigos com o financiamento da Universidade de Yale e da National Geographic;
Os textos de Bingham sobre a cidade serviram de inspiração para a criação de um icônico personagem da ficção, o Indiana Jones;
Os Incas são considerados exímios engenheiros. Afinal, a cidade foi construída em uma área sismicamente estável. Mesmo assim, os tremores de terra pouco abalaram a região.
Atualmente, o que podemos ver de Machu Picchu é apenas 30% da cidade original. Isso porque com o tempo e com as pessoas que visitaram o lugar antes de sua “descoberta” muito foi perdido.
Quer conhecer Machu Picchu e ver de perto toda essa beleza? Então aproveite e adquira agora um de nossos roteiros.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.