Embarque no voo com destino a Salta. Chegada e recepção no aeroporto, traslado ao hotel escolhido. Salta é uma capital de província no noroeste montanhoso da Argentina. Fundada em 1582, é conhecida pela arquitetura colonial espanhola e pela herança andina. A cidade centra-se na Plaza 9 de Julio, uma elegante praça repleta de cafés e rodeada pela Catedral de Salta, de estilo neoclássico. Salta é a província da tradição, dos costumes e dos rituais argentinos mais antigos.
Caso tenha um tempo livre, sugerimos visitar o Museu Maam ou subir o Cerro San Bernardo, através de suas infinitas escadas ou teleférico.
Passeio de dia inteiro visitar a Quebrada de Humahuaca e Hornocal. A Quebrada de Humahuaca, Patrimônio da Humanidade, abriga mais de 10 mil anos de história e algumas das mais belas paisagens da Argentina. Entre as cidades de Volcán e Tres Cruces, ao longo de 150 km, a RN 9 une montanhas coloridas e pequenas vilas que são a base perfeita para explorar a região, estima-se que seja habitada há mais de 10 mil anos. No século XV, durante o Império Inca, essa região fazia parte de uma rota comercial e social, pois é um caminho natural entre as montanhas até o altiplano andino que é mais uma região deslumbrante localizada no noroeste argentino onde abruptamente as montanhas abandonam o verde e dão lugar a serras ocres e marrons.
Em seguida visitaremos a Serranía del Hornocal que nos leva ao mirante a 4350 metros acima do nível do mar, uma vista estupenda do também conhecido Cerro de 14 Colores.
No final do passeio, pernoite em Purmamarca, uma cidade pitoresca em meio as montanhas com algumas opções de souvenires e restaurantes no centro da pequena cidade.
Distância percorrida: Aprox. 400km
Sairemos em direção a imponente Salinas Grandes um deserto branco de sal a 4.000 metros de altura cercado por montanhas e pequenas lagunas. Antes de chegar nas salinas passaremos pela linda e sinuosa estrada, Cuesta de Lipan. Salinas Grandes é uma das mais belas extensões brancas da Argentina com tons turquesa esporádicos e reflexos quase perfeitos. A terceira maior salina do mundo que é o resultado do acúmulo de sais minerais que descem da Cordilheira dos Andes, onde poderemos ver como e feita retirada do sal, separando-o para o uso comercial. A extração dá causa à formação de “filetas”, que, com a água da chuva, vão se enchendo e passam a apresentar uma coloração azulada.
No final do passeio, retorno ao hotel em Salta.
Distância percorrida: Aprox. 350km
Logo cedo, transporte ao terminal de ônibus para embarcar no ônibus que faz porte do serviço do trem. Por sair muito cedo, o serviço do trem irá oferecer o café da manhã. Sairemos com o ônibus em direção a Quebrada del Toro. Nosso caminho se dará pela via que vai paralela ao caminho que percorre o famoso Tren a Las Nubes. O início do percurso é pelo vale, e o objetivo final é a região de Puna, a 4000 metros de altitude. Passaremos por Alfarcito, com seu centro de artesanato, e por Tastil, onde visitaremos o museu e suas ruínas pré-incas. Antes de chegar a San Antonio de Los Cobres, veremos ainda Abra Blanca, a 4080 metros, de onde teremos a deslumbrante vista do Nevado de Acay, com seus 5930 metros de altura. O percurso todo é muito lindo, com paisagens que vão mudando de acordo com as condições pertinentes a cada cota de altitude.
Chegando a San Antonio de los Cobres, embarcamos no famoso Tren a las Nubes, e percorremos por uma hora até chegarmos ao Viaducto La Polvorilla a 4200 metros de altitude. Aqui poderemos apreciar uma das obras de engenharia mais importantes do século passado. De volta a San Antonio de los Cobres, regresso ao hotel em Salta.
Distância percorrida: Aprox. 350km + trem.
Sairemos em direção a Cafayate a terra do vinho de altura, passado pela Quebrada de las Conchas, esta estrada, como todas até agora, também proporciona vista de paisagens estupendas. Se dá pela Rota Nacional 68, por cujo vale e dentro da reserva, corre o río das Conchas. Durante seu trajeto, apreciaremos paisagens de cores muito variadas e inúmeras geoformas, entre as quais destacam-se a Garganta del Diablo e o Anfiteatro. Sugerimos fazer uma reserva para fazer uma degustação e almoçar em uma das vinícolas da região de Cafayate, podemos ajudar com essa reserva (não incluso).
A tarde, transporte de aproximadamente 50km até o Glamping Sillu Wasi. Esta proposta procura aliar a aventura do camping ao conforto de um quarto de hotel. Cada um dos domos possui banheiro privativo, frigobar, chaleira elétrica, ar condicionado, mesa, espreguiçadeiras e rede paraguaia.
Siilu Wasi significa “casa no céu” em quíchua e é um refúgio para se desconectar do cotidiano e se reconectar com a natureza e a paz do silêncio.
Distância percorrida: Aprox. 270km
Após o café da manhã sairemos para conhecer a Quebrada de las Flechas um lugar onde as rochas são pontiagudas e apontam para o céu. Exploraremos as formações que sobressaem até cinquenta metros por cima do terreno.
Seguiremos em direção a Cachi, que ainda conserva as características de casas coloniais feitas de tijolos à vista alinhadas em ruas estreitas. Ela fica a 157km de Salta, a 2.280m de altitude e tem aproximadamente 8mil habitantes, na cidade, o ponto principal é a Praça 9 de Julio, rodeada de bares e restaurantes. Almoço por conta em Cachi.
Após o almoço retornaremos para Salta pela Cuesta del Obispo nome que homenageia o bispo que subiu essa encosta ainda no séc.XVII, nos seus trabalhos de evangelização. Mais uma vez, paisagens magníficas, aquelas cores vivas e contornos definidos próprios da altitude, uma encosta com aproximadamente 20 quilômetros de extensão. Um caminho lindo, com muitas curvas, onde nos acompanha a belíssima vista do Valle Encantado, com suas singelas moradas, seu cultivo de milho e seus pomares.
Chegada e hospedagem no hotel em Salta.
Distância percorrida: Aprox. 300km
Café da manhã no hotel. No horário apropriado transporte ao aeroporto para embarcar em voo com destino a cidade de origem.