Descubra Turismo

Conheça os principais sítios arqueológicos do Peru

Os principais sítios arqueológicos do Peru conservam uma história incrível do povo Inca que data bem antes do período da colonização espanhola.

Ruínas de templos, casas, vestígios de povoados, fortes podem ser encontrados em um tour na região de Cusco e em outras regiões.

Os mais famosos sítios são Machu Picchu e os localizados na região nas linhas de Nazca, porém essa lista é imensa e traz lugares fantásticos.

A entrada para alguns sítios arqueológicos na região de Cusco – Saqsayhuaman, Tambomachay, Puka Pukara e Q’enco – podem ser adquiridas junto ao Bilhete Turístico de Cusco.

Sítios arqueológicos do Peru

Saqsaywaman

Saqsaywaman é um dos principais sítios arqueológicos do Peru e fica localizado a 2 quilômetros de Cusco.

Acredita-se que a sua função era para fins cerimoniais porém acredita-se que o local tenha servido como um forte.

Atualmente o local é palco do festival Inti Raymi, um festejo inca como forma de culto ao deus Sol.

Tambomachay

Esse sítio arqueológico fica a aproximadamente a 8 quilômetros de Cusco e possui uma extensão de aproximadamente de meio hectare.

Acredita-se que o local era utilizado para o culto da água e a regeneração da terra e podem ser encontradas vários aquedutos, canais e pequenas cascatas.

Sua construção é datada por volta do ano de 1500 d.C. e a construção entre pedras esconde desenhos que era utilizados como forma de comunicação pelo povo Inca.

Seu nome significa lugar de descanso, na língua Quéchua, e foi assim dado pois Tambomachay ficava em meio a um ponto de comunicação entre os povoados.

Puka Pukara

Puka Pukara, um nome Quéchua, significa forte vermelho, nome atribuído devido à tonalidade avermelhada que as pedras têm devido à luz solar.

Fica localizado a 6 quilômetros da cidade de Cusco, e era utilizado como um forte militar.

Em sua organização é possível encontrar praças, canais e terraços, de onde se tem uma belíssima vista das montanhas que cercam a região.

Q’ enqo

É outro sítio arqueológico, nas proximidades de Cusco, fica a 6 quilômetros da cidade de Cusco.

O local se assemelha a um labirinto, fato que determinou a escolha do seu nome, também no idioma Quéchua.

A construção do local foi feita por volta dos anos 1550 d.C. e era um lugar para realizar cerimônias em honra aos grandes astros Sol, lua e às estrelas.

O local oferece um espaço privilegiado para a observação astronômica, um anfiteatro e uma praça.

Em seu subterrâneo existem galerias que eram utilizadas para sacrifícios e mumificações.

Relatos narram que, quando foi descoberto, o local era coberto de ouro e prata.

Sítios arqueológicos do Peru: Outros lugares incríveis

Além dos sítios arqueológicos citados, outros lugares incríveis são indispensáveis para o turista descobrir um pouco mais dos antigos povos incas.

Os passeios no entorno da cidade remontam uma incrível história de um povo com uma rica cultura e práticas religiosas surpreendentes.

Maras, Moray, Chinchero, Ollantaytambo são outros sítios arqueológicos que podem ser visitados no entorno de Cusco.

As visitas ficam mais surpreendentes e ricas com o acompanhamento de guias turísticos, que narram e contam histórias incríveis dos lugares!

Viagem para o Peru

Para descobrir os principais sítios arqueológicos do Peru e aproveitar ao máximo sua viagem pelo país, que tal entrar em contato com a Descubra Turismo?

A agência tem pacotes de viagem para o Peru incríveis, completas e com toda a assistência para que você aproveite ao máximo!

Não deixe de conferir e Boa viagem!