Dois países, uma só região. Localizada ao sul do continente sul-americano, a Patagônia é um daqueles pontos do mundo que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida. Tanto na Argentina, como no Chile, é possível encontrar uma natureza exuberante e de rara beleza, como formações rochosas únicas, geleiras enormes, lagos, florestas e até mesmo vulcões em parques nacionais. Destino turístico de milhares de pessoas, a Patagônia oferece trilhas e caminhadas para quem busca mais diversão e contato com a natureza, assim como resorts e pousadas para quem deseja tranquilidade e conforto. Opção é o que não falta na região.
No post de hoje vamos mostrar um pouco as diferenças entre a Patagônia argentina e a Patagônia chilena. Confira na sequência.
Patagônia argentina: o que fazer?
Um dos destinos mais famosos e procurados na Patagônia argentina é Bariloche. A charmosa cidade que virou sinônimo de luxo e conforto recebe turistas que buscam diversas opções de lazer, desde aulas de esqui pelas montanhas geladas, ou mesmo um final de tarde com chocolate quente e bom jantar. Outro destino muito admirado é EL Chaltén, a capital argentina do trekking. Por lá, é possível conferir e até mesmo desafiar uma das montanhas mais lindas de toda a Patagônia, chamada de Fitz Roy.
Os passeios entre as geleiras também são ótimas pedidas para quem deseja viajar para a Patagônia argentina. Em El Calafate o turista terá a oportunidade de conhecer de perto o famoso Glaciar Perito Moreno, uma das expressões mais belas da natureza. Na cidade mais ao sul do planeta Terra, Ushuaia, a diversão fica por conta de passeios de barco e trilhas pelo Parque Nacional Tierra del Fuego.
Conheça a Patagônia chilena
No lado chileno da Patagônia, reserve pelo menos um dia para realizar o passeio Isla Magdalena e conferir o habitat natural de pinguins. É uma ótima opção de lazer para famílias com filhos, pois são milhares deles andando e deslizando sem qualquer medo da presença humana. Aproveite para tirar boas fotos e curtir uma aventura diferente e inesquecível.
Já quem deseja encarar boas trilhas pela Patagônia chilena, a dica é conhecer Puerto Natales e o lindo Parque Nacional Torres del Paine. Com um pouco de esforço e disposição é possível chegar até a base das torres e ter uma visão incrível de todo o parque. Outra boa opção é conhecer o arquipélago de Chiloé, onde a colonização europeia ainda é facilmente percebida e valorizada pelos atuais moradores. Vale a pena conhecer mais dos costumes e tradições das famílias que ali vivem a base da pesca marinha.
Uma viagem pela Patagônia chilena não estaria completa sem a famosa e disputada região dos lagos. Em Puerto Montt (capital) existem ótimas opções de hospedagem, passeios, bares e restaurantes para tornar sua viagem mais completa. Reserve pelo menos um dia para visitar cidades tradicionais e cheias de encanto, como Frutillar. Para quem busca um pouco mais de aventura, em Pucón há o vulcão Villa Rica e passeios guiados para os turistas mais corajosos.
Gostou das dicas de viagem para a Patagônia chilena e argentina? Dê sua opinião nos comentários e acompanhe aqui no blog mais dicas de passeios, destinos incríveis e muito mais sobre o mundo do turismo.