A África do Sul, tão famosa por causas dos safáris e praias, oferece aos turistas muito mais que belas paisagens: A rota dos Vinhos em Cape Town, é uma ótima opção de passeio para quem quer uma experiência mais intensa.
O Enoturismo, turismo relacionado à produção vinícola, é um dos motivos que levam muitos viajantes ao extremo sul da África: A região está entre os dez maiores produtores de vinho do mundo!
O clima da região, combinado com um solo rico, garante o crescimento de videiras fortes e uma produção de uvas que faz com que seus vinhos sejam saborosos e famosos entre os degustadores e amantes da bebida.
A rota dos Vinhos em Cape Town se estende por uma grande área. São cultivados mais de cem mil hectares de vinhedos e existem mais de trezentas adegas e propriedade produtoras.
Falando em produção, há muitas variedades de uvas para a produção de vinho branco como o Chenin Blanc, Colombard, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Semillon. Entre os vonhos tintos encontramos o Cabernet Sauvignon, Pintoage, Merlot, Shiraz e Pinot Noir.
Início da produção vinícola
Em 1659, data-se o primeiro rótulo de vinho da África do Sul, isso significa que a produção da bebida tem pelo menos 300 anos, iniciando com a chegada dos colonizadores na região.
Com o fim do Apartheid, o país entrou na rota de exportação, fortalecendo-se no mercado internacional devido à ótima qualidade da bebida produzida.
Rota dos Vinhos em Cape Town
Cape Town é o ponto de partida para quem quer conhecer as principais vinícolas do país.
Ela pode ser feita de carro e oferece uma experiência completa, com visitações das produções e adegas, acompanhamento do processo de produção e, o melhor, oportunidades de degustações que incluem harmonização com pratos, queijos e chocolates.
Vinícolas
Vinícola Nederburg
A 60 quilômetros de Cape Town, na cidade de Paarl, se encontra a vinícola Nederburg.
É a porta de entrada para a Rota dos Vinhos em Cape Town.
A visitação, que inclui o Museu Nederburg, vinhedos e a casa principal, faz com que o visitante tenha uma experiência incrível!
Bergkelder/Fleur Du Cap
É o segundo lugar para se conhecer na rota dos Vinhos.
É a primeira adega subterrânea construída no hemisfério sul: Devido às altas temperaturas, a construção subterrânea tem por objetivo manter uma temperatura ideal para a produção da bebida.
A degustação se torna mais incrível devido à harmonização de vinho com sais que a adega oferece aos seus turistas.
Vinícola de Neethlingshof
Essa vinícola chama a atenção por ser o primeiro local onde uma mulher começou a produzir vinhos.
O encantamento se inicia mesmo antes de conhecer a produção: Para acessar a propriedade, cruza-se uma estrada rodeada por pinheiros, chegando assim à sede da produção.
O requinte continua com o momento mais especial: Para a degustação, são oferecidos cinco tipos de pratos diferentes, a conhecida harmonização “Flash food, slow wine pairing”.
Em alguns dias da semana acontece um festival de música, oferecendo aos turistas um ambiente agradável para uma degustação das melhores bebidas produzidas na região.
Vinícola The House Of Jc Le roux
A vinícola é a principal produtora de espumantes da África do Sul.
No seu menu de degustação é oferecido 5 variedades de vinhos com a possibilidade de uma harmonização com diferentes iguarias que vão desde doces, até nozes e azeitonas.
Vinícola Durbanville Hills
A produção é uma das que ficam localizadas mais próximo à Cape Town, e oferece uma vista maravilhosa da Table Mountain.
Devido à sua localização, que fica próximo ao mar, é considerada uma das vinícolas mais frias, o que interfere diretamente no processo de maturação da bebida.
Vinícola Plaisir de Merle
Essa vinícola, localizada em uma região colonizada pelos franceses, oferece aos turistas a possibilidade de degustar os vinhos de acordo com a safra, possibilitando uma experiência gastronômica incrível, e um contato com os diversos sabores das bebidas.
Pacote de viagem
Para conhecer a região de Cape Town, confira esse mais completo pacote de viagem para Cape Town que a Agência de Viagens Descubra Turismo oferece, e aproveite para conhecer a rota dos vinhos na região!