Pensando em te ajudar a montar seu roteiro de viagem para Pernambuco, reunimos aqui algumas dicas sobre Fernando de Noronha, um verdadeiro paraíso localizado na costa Brasileira.
O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por um conjunto de 21 ilhas e fica localizado a 545 quilômetros de Recife.
O local é considerado área de preservação ambiental e para ter acesso ao arquipélago é necessário o pagamento de uma taxa de conservação ambiental que varia de acordo com o número de dias de estadia em Fernando de Noronha,
Como Chegar
Para iniciar seu roteiro de viagem para Pernambuco é necessário pegar um vôo com destino à Recife ou Natal e depois prosseguir viagem até Fernando de Noronha,
O vôo partindo de Recife dura em média 1 hora de viagem, e o vôo partindo de Natal, aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
De ambas as capitais partem vôos diários com destino ao arquipélago.
Dicas para seu roteiro de viagem para Pernambuco
Para conhecer o arquipélago de Fernando de Noronha não existe uma época ideal. A temperatura média na região é de 28º.
A região possui duas estações: Uma seca, que vai de setembro à março, e outra chuvosa, que vai de abril à agosto.
O período de chuvas é caracterizado por precipitações esporádicas, sempre seguidas por um sol intenso.
Para seu roteiro de viagem para Pernambuco com estadia em Fernando de Noronha ficar mais completo, a administração do arquipélago em parceria com outras entidades classificou os locais de hospedagem para facilitar e orientar melhor os turistas.
Então, para escolher a hospedagem que melhor atende às suas expectativas, basta conhecer as categorias que foram criadas para classificá-las: as categorias “golfinhos”.
O maior índice que uma pousada pode receber é a “três golfinhos”.
O que fazer em Fernando de Noronha
Da observação ao contato próximo com a fauna e flora do local, atividades de lazer é o que não falta para você aproveitar bem seu roteiro de viagem para Pernambuco.
Confira as principais atividades que você poderá fazer no Arquipélago de Fernando de Noronha:
Mergulho
O local foi considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, devido à temperatura agradável da água e a grande visibilidade subaquática, e para completar, uma grande diversidade de vida marinha.
Para quem nunca praticou o mergulho antes, não tem problema! Para quem é iniciante poderá fazer seu mergulho acompanhado por um instrutor.
Para quem é experiente, basta comprovar sua experiência e aproveitar o local para observar as belezas da região.
Trilhas
Para quem gosta de trilhas, opções de roteiros para caminhada é o que não falta.
A trilha Mirante dos Golfinhos tem um percurso de 1 quilômetro e o destino é um paredão de onde se pode observar os golfinhos rotadores, espécie endêmica da região.
Além da observação dos golfinhos, a paisagem natural e as aves complementam o passeio com seu encanto.
A trilha histórica permite ao turista conhecer construções históricas como casas, igrejas, forte e ruínas de antigos presídios.
A caminhada dura aproximadamente 5 horas e passa pelas ruínas do Forte de São Pedro do Boldró, praia do Boldró, Encosta do morro do Pico e Vila dos Remédios.
A trilha Leão é feita pelas praias do mar de fora e passa por diversos pontos como o Mirante dos Abreus, Baía Sueste, onde é possível observar as tartarugas marinhas, Mirante da Maré Gráfica e chega até a praia do Leão, local onde acontece a desova das tartarugas.
Esse percurso tem uma duração de aproximadamente 5 horas e é considerada de alto nível de dificuldade.
A trilha Atalaia se inicia na Vila dos Remédios, visitando os principais pontos históricos da região como o Palácio de São Miguel, igreja de Nossa Senhora dos Remédios, museus, presídio e o forte.
O passeio também passa pelas praias do Cachorro, praia do Meio e Conceição, onde é possível uma parada para um banho de mar
Passeio de barco
O passeio de barco proporciona ao turista uma visão incrível do entardecer no arquipélago.
As saídas acontecem do Porto de Santo Antônio e passa pelas praias da Biboca, Cachorro e Conceição. O passeio dura em média 3 horas.
Praias do Arquipélago
As praias estão divididas em duas partes: As praias do mar de dentro, que fica voltadas para a costa brasileira e as praias do mar de fora, voltadas para o leste.
Ao total são 21 praias, cada uma mais bela que a outra, que valem a visita e muitas fotografias.
Roteiro de viagem para Pernambuco
Agora que você conheceu um pouco de Fernando de Noronha, que tal programar seu roteiro de viagem para Pernambuco com a ajuda da agência de viagens Descubra Turismo?
Confira aqui esse maravilhoso pacote de viagem para Fernando de Noronha e aproveite para se deliciar nesse paraíso brasileiro!