A montanha Huayna Picchu, localizada no Peru, faz parte do principal cartão postal de quem vai conhecer as ruínas de Machu Picchu. É essa montanha que aparece atrás da cidade de Machu Picchu em todas as fotos.
Seu nome significa “Jovem Montanha” na língua Quechua, e está aproximadamente a 2.720m acima do nível do mar.
Para muitos turistas, a subida ao topo da montanha é uma aventura que deve ser incluída no passeio às ruínas da cidade inca de Machu Picchu, mas é preciso muita atenção para poder fazer esse trajeto!
É recomendado que, para se fazer o percurso com muito mais tempo e tranquilidade, o turista fique hospedado em Machu Picchu Pueblo (antes chamada de Águas Calientes), saindo do povoado bem cedo para chegar às ruínas incas de Machu Picchu e assim conseguir subir até a Montanha Huayna Picchu sem pressa.
Seguem aqui algumas dicas importantes para sua aventura, caso queira descobrir os segredos da Montanha Huayna Picchu:
Conhecendo o percurso até a montanha Huayna Picchu
Antes de subir a Montanha Huayna Picchu é necessário saber que o roteiro exige um grande preparo físico, com muitas escadas e subidas um pouco íngremes, porém não é impossível fazer o trajeto.
Durante o percurso, se encontra alguns trechos sinuosos e estreitos, mas isso não é um motivo para desistir de fazer o trajeto.
Planejando a subida
Para poder subir a montanha é necessário fazer um planejamento prévio, já que o número de visitantes permitido por dia é de 400 turistas, dividido em dois horários: das 7 horas às 8 horas da manhã e, o segundo horário, das 10 horas às 11 horas da manhã.
Por isso, é recomendado que seja feita a compra dos ingressos com um pouco de antecedência, pois a procura é grande. Deixando para a última hora, se corre o risco de não conseguir tickets para subir a Montanha de Huayna Picchu.
Quando se opta por comprar o ingresso para conhecer a Montanha Huayna Picchu, já está incluso o acesso às ruínas de Macchu Picchu, pois o acesso à montanha é feito pelas ruínas.
Subindo a Montanha Huayna Picchu
Antes de entrar em Machu Picchu recomenda-se utilizar o banheiro, se alimentar e preparar o fôlego para explorar as ruínas.
Procure ir com um calçado confortável e próprio para caminhadas, além de roupas leves que não atrapalham durante o exercício. Além de ser importante levar boné ou protetor solar e também uma capa de chuva, pois, dependendo da época, é bem provável pegar uma chuva durante o percurso.
Procure levar uma pequena bolsa somente com o que é necessário, carregar muito peso pode atrapalhar na caminhada.
Montanha Huayna Picchu
Planejado o percurso, agora é só encarar as belezas e a história que as ruínas carregam.
Lá de cima os turistas tem uma visão privilegiada do Vale do Rio Urubamba, do Povoado de Machu Picchu e das ruínas de Machu Picchu além de poder conhecer várias outas ruínas que estão no topo da montanha.
Aproveite para tirar muitas fotos e se encantar com a maravilhosa paisagem!