Pensando em programar uma viagem para o Jalapão? Confira aqui o que a região tem de melhor para oferecer e embarque em mais uma aventura maravilhosa em território brasileiro!
Dunas douradas, paisagens espetaculares, cachoeiras e fervedouros: São muitas as atrações naturais que a região reserva para você.
O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro localizada no estado de Tocantins. Sua área é de 34 mil quilômetros quadrados e é parte do Parque Estadual do Jalapão.
A região fica no extremo leste do Tocantins onde faz divisa com os estados da Bahia, Maranhão e Piauí.
A área turística engloba algumas cidades como os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix.
Como Chegar
Para quem pretende fazer uma viagem para o Jalapão deve conhecer bem o roteiro, já que o acesso ao local só é feito por via terrestre, pois não existem aeroportos na região.
Uma das opções é ir de avião até a cidade de Palmas e de lá seguir de carro até o Jalapão.
O local é considerado de difícil acesso devido às estradas do parque não serem pavimentadas, são de terra ou arenosas, o que é necessário seguir viagem em um veículo com tração.
Dicas de viagem para o Jalapão
Muitos turistas que gostam de aventura planejam suas viagens independentemente, mas para conhecer bem o local é indicado contratar um guia ou adquirir um pacote de viagem.
Um dos fatores que são levados em conta no momento de programar sua viagem para o Jalapão é a locomoção, como foi dito, o terreno é difícil e a sinalização é precária, o que pode tornar uma grande dor de cabeça para os inexperientes.
O local não possui cobertura de telefonia móvel, o que torna a viagem um pouco mais complicada. Grande parte da região não possui sinal, então em casos de imprevistos, a comunicação fica muito complicada.
Sua viagem para o Jalapão pode ser feita em qualquer época do ano, mas devem ser observadas as temporadas de seca e chuva: A temporada de seca vai de maio a setembro.
É recomendado viajar entre os meses de maio a julho, período em que a região está bem verde e a umidade do ar mais elevada.
Entre os meses de agosto a setembro a umidade do ar encontra-se mais baixa, o que pode ser um ponto desfavorável para os turistas que não estão acostumados com essa variação climática.
Entre os meses de outubro a abril é o período chuvoso, fato que pode atrapalhar alguns passeios pelas trilhas.
A temperatura média na região permanece por volta dos 30º e está sempre calor por lá!
Pontos turísticos no Jalapão
Muitos são os locais para visitação na região, entre eles estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, Prainha do Rio Novo, Cachoeira da Velha e os fervedouros.
Para quem curte assistir ao pôr do sol, o passeio pelas dunas é o ideal para acompanhar o belíssimo fim de tarde.
Agora quem gosta de aproveitar e curtir as primeiras horas do dia, visitar o Topo da Serra do Espírito Santo é o passeio ideal.
Do alto é possível ter uma incrível vista da região, e para chegar até lá é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente uma hora, subida considerada de alta intensidade.
Visitar os fervedouros, pequenas piscinas que estão em meio ao cerrado arenoso, é outra experiência que deve ser aproveitada.
Outras atividades que devem ser incluídas na sua viagem para o Jalapão são as cachoeiras. Muitas são as cachoeiras para serem visitadas, entre elas estão a Cachoeira do Formiga, a Cachoeira da velha, onde é possível fazer rafting, a Cachoeira das Araras, Cachoeira do Rio Soninho Pequena e Cachoeira do Rio Soninho Grande, Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira do Escorrega Macaco e a Cachoeira do Lajeado.
Outro ponto turístico que não deve ser deixado de lado é a Pedra furada. Local encantador principalmente para assistir ao pôr do sol.
Pacote de viagem para o Jalapão
Gostou dessas pequenas dicas? Confira então esse pacote de viagem para o Jalapão e aproveite para conhecer melhor cada lugar nesse paraíso natural!