Ao conversar com alguém que já visitou qualquer uma das chapadas brasileiras, todos, sem exceção, irão exaltar a energia que o local possui. Estar em meio a um lugar onde a natureza mostra algumas de suas formas mais belas e selvagens realmente proporciona uma experiência única extraordinária. As chapadas são procurado tanto por visitantes que querem aproveitar essa energia para recarregar as energias, quanto aqueles que buscam por aventura e esportes radicais, como trekking, rafting, escalada e rapel. Ficou interessado em visitar algum desses lugares, confira no nosso post quais são as chapadas mais bonitas do Brasil.
Chapada Diamantina
Localizada na Bahia, ela é a maior em extensão de terra e um dos destinos favoritos dos amantes de trekking. Existem diversas localidades onde se pode ficar durante a ida até a Chapada Diamantina, são elas: Vale do Capão, Vale do Pati, Andaraí, Rio de Contas, Igatu, Mucugê e Ibicoara.
Além da proximidade com alguns dos principais pontos turísticos, cada uma dessas cidadezinhas possui história e características que as tornam atrações tão interessantes quanto a própria Chapada.
Com 360m de altura, a Cachoeira da Fumaça é a segunda maior do Brasil e um dos pontos mais atrativos da região. O principal ícone do local é o Morro do Pai Inácio, que possui 1120 metros de altura e uma das visitas mais impressionantes de todo o Brasil.
Chapada dos Veadeiros
Localizada na região centro-oeste, a apenas 230 km de Brasília, a beleza da Chapada dos Veadeiros faz com que todos os turistas que visitem o local se apaixonem e sempre queiram voltar. Quem procura por um destino místico, esse é o melhor destino. É possível encontrar desde adeptos do naturalismo e cura pela natureza, até grupos que se comunicam com extraterrestres fazem do local sua base
Conhecido como berço das águas, as diversas e imponentes cachoeiras devem constar no roteiro turístico de todos que vão ao local. A maior parte das atrações da Chapada dos Veadeiros fica no entorno de São Jorge. Milimetricamente esculpido pelo leito do rio São Matheus, o Vale da Lua é o cartão postal e maior atrativo da Chapada.
Chapada dos Guimarães
Para quem quer aproveitar os encantos de estar em contato com a natureza em uma chapada, mas não quer passar pelos percalços de trajeto, a Chapada dos Guimarães é a mais indicada. Localizada a apenas 75 km do aeroporto de Cuiabá, ela é um destino de final de semana para muitos cuiabanos que desejam se refrescar do calor comum à região em uma das suas cachoeiras.
Também recebe o nome de Chapada dos Guimarães a cidade que fica bem próxima aos principais pontos turísticos do local, sendo ideal para se hospedar e usá-la como ponto de partida para as outras atrações. Por exemplo, o passeio até a cachoeira Véu da Noiva, que fica a apenas 10 km do Município.
Descubra Turismo
Adquirindo um de nossos pacotes turísticos, sua única preocupação será em aproveitar o máximo a energia das chapadas.
Queria saber sobre passeios pra Chapada dos Guimarães e a Diamantina. Dos Veadeiros já fui duas vezes. Obrigada
Eu já fui a chapada dos Guimarães. Muito interessante o lugar . Tem muitas pessoas legais no meio de tantas outras, como em todo o lugar do mundo, eu creio. A beleza natural é estupenda! Tem montanhas incríveis! Eu fiquei apenas no centro da cidade mas deu para vislumbrar a beleza das montanhas e de um rio que me banhei. Compus até uma música em homenagem a um pássaro de lá que está inclusive em extinção. O seu nome é: Cabeça De Pedra. Seu nome científico não sei.